História do IATF 16949

24 | 02 | 2023

Para fazer parte da indústria automotiva, uma empresa precisa passar pela aprovação do IATF 16949. Esses critérios são normatizados com certificação de qualidade internacional. A história do IATF 16949 começa a ser contada nos anos 90 e a última atualização foi em 2016.

O que é o IATF 16949?

O IATF 16949 foi desenvolvido pela Internacional Automotive Task Force (sigla de IATF) para que a indústria automotiva tivesse um padrão. A norma inclui requisitos específicos e abrange aspectos como garantia de qualidade, produção, instalação de serviços e até pós-venda.

Necessidade de um padrão da indústria automotiva

A norma foi criada no ano de 1999 como resposta aos padrões rigorosos dos fabricantes de automóveis. Estava ficando cada dia mais difícil para as empresas atenderem o setor seguindo à risca as necessidades do mercado, mas foi algo que otimizou e melhorou processos.

Atualização do IATF 16949

A última atualização foi feita em 2016 com a incorporação de conceitos de gestão de risco, liderança e melhoria contínua. Essa versão é considerada valiosa para padronização e otimiza ainda mais os padrões de produção. 

Benefícios de uma empresa ter o IATF 16949

Um fornecedor com certificado IATF 16949 mostra que está preocupado em:

  • Seguir processos de qualidade;
  • Aumentar a confiança nos contratos;
  • Garantia de credibilidade e expansão dos negócios.

O Certificado Nardi IATF 16949

A Perfilados Nardi é uma empresa que leva a sério os certificados de qualidade para oferecer produtos de aço-carbono de primeira para o setor automobilístico. Hoje, a empresa faz parte das 65 mil que contam com o IATF 16949 no mundo.

Recentemente, a empresa também recebeu o ISO 14001 – baseado em três pilares: prevenção da poluição, diminuição do consumo de recursos naturais e adequação total à legislação vigente. Além do ISO 9001 e a acreditação do laboratório pelo INMETRO ISO/IEC 17025.

A Nardi é uma empresa de aço-carbono que foca em seguir as diretrizes vigentes para entregar sempre um produto que atenda às exigências mercadológicas.

Isso é Nardi, uma empresa que tem força!

Deixe seu comentário