Brasil e o investimento no setor ferroviário

16 | 03 | 2023

O setor ferroviário tem o poder de pavimentar o Brasil para um futuro melhor, conectando pessoas e empresas com eficiência e segurança. Os planos que são anunciados em todo o mundo, mostra que é um dos segmentos mais relevantes.

No Brasil, o investimento no setor tem altos e baixos. No começo do século XX, a malha ferroviária se estendia do Norte até o Sul, mas com o passar dos anos, passou a perder força. Recentemente, houve um retorno do investimento, mas existe um cenário muito complexo para ser desafiado com modernidade e inovação.

Benefícios da construção de ferrovias

A ampliação da capacidade operacional dos vagões produz benefícios sociais e econômicos, além de fomentar a agricultura e mineração, reduzindo assim gargalos logísticos, ativando o comércio e ganhos ambientais.

O impacto positivo ao meio ambiente também é extremamente positivo, já que os trens emitem menos gases nocivos comparados com outras formas de transporte e ajuda assim para um mundo mais limpo.

No ano de 2019, o Fórum Econômico Mundial colocou o Brasil em 85º entre as 141 economias em qualidade geral de infraestrutura. O setor público também é beneficiado por causa do desenvolvimento local com a ideia de novos locais e comércios para a população dos arredores.

O transporte brasileiro tem tudo para evoluir, mas é necessário um valor investido.

Desafios brasileiros no setor ferroviário

O setor ferroviário brasileiro tem enormes desafios para superar. O Plano Nacional de Logística (PNL) afirma que as ferrovias brasileiras transportam cerca de 410 bilhões de toneladas por quilômetro, já os outros setores chegam a 1.930 Bilhões.

Ou seja, 17% de tudo que é transportado no país, passa pela malha ferroviária. É importante um volume alto de investimentos neste modal para construção de mais trilhas. O PNL prevê que a carga do setor poderá ser dobrada até 2035.

Aço-carbono no setor ferroviário

Por causa da alta resistência, o aço-carbono é utilizado na fabricação de trilhos, vagões, locomotivas e outros componentes. As Bobinas de aço são transformadas em outros componentes para a sua utilização.

Quando se fala em ferrovia e transporte brasileiro, os produtos de aço-carbono mais utilizados são as Chapas de Aço e Tiras de Aço.

Perfilados Nardi e o setor ferroviário

A Perfilados Nardi está no mercado de aço-carbono e acredita no setor ferroviário. Além de investir nos mais diversos segmentos, a empresa também é inovadora e moderna e não deixa de lado a importância de tocar em temas atuais, como painéis solares e até casa de aço.

A Nardi está localizada em Mauá/SP na Rua Rosa Kasinski, 1227 e atende pelo: 11 2678 0900.

Fonte:
https://www.inda.org.br/clipping-diario-do-inda-23-02-2023/

Deixe seu comentário