Laboratório próprio da Nardi

26 | 04 | 2022

O laboratório próprio da Nardi é acreditado pelo INMETRO, oferece agilidade e confiabilidade na análise dos materiais. Esse processo garante a conformidade seguindo as normas e padrões internacionais.

A matéria-prima utilizada no produto final é certificada e a Nardi também possui os certificados ISO 9001 e IATF 16949. 

Por que um laboratório próprio é tão importante?

Ter um laboratório industrial próprio é essencial para oferecer um produto com agilidade, eficiência e sem depender de terceirização para análise detalhada. 

Quando uma bobina de aço-carbono chega à Nardi, ela passa por uma inspeção, em seguida, podem ocorrer processos industriais e obter materiais como: blanks, tiras, rolos, chapas entre outros.

Laboratório próprio e certificações

O laboratório próprio da Nardi, é acreditado pelo INMETRO na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Com uma tecnologia avançada, profissionais selecionados e treinados para oferecer serviços de qualidade.

O laboratório está em uma sala climatizada com equipamentos de ensaios químicos e mecânicos em aço-carbono. A partir dos resultados é possível levantar dados a respeito da composição química e assim definir se o material atende as exigências técnicas do mercado. 

Laboratório próprio e os processos

No laboratório próprio da Nardi existem quatro processos: ensaio químico, ensaio mecânico de tração, ensaio de dureza e ensaio de embutimento.

Ensaio químico: identifica o teor de cada elemento presente na liga metálica de aço.

Ensaio mecânico de tração: determina a resistência estimada e durabilidade do material através de um gráfico de tensão/deformação. Isso resulta no limite de resistência, limite de ruptura e alongamento porcentual. 

Ensaio de dureza: avalia se o material é duro ou mole – base da determinação da resistência mecânica. Esse processo é importante para identificar a resistência do corte e resistência à penetração.

Ensaio de embutimento: avaliação do grau de estampabilidade do material, relacionado às propriedades mecânicas e estruturais. Dessa forma, é possível analisar as possíveis deformações que podem ser realizadas, sem ocorrer a ruptura. 

Nardi e o atendimento para todo o país

A Nardi é tradicional na indústria de São Paulo. O laboratório próprio oferece um diferencial com qualidade documentada e seguindo normas internacionais.

Para suprir a demanda, a localização da Nardi é privilegiada e a logística interna pode atender qualquer cliente do território nacional.

Isso é Nardi. Você pode confiar sempre! 

Deixe seu comentário

Leia também

15 | 06 | 2022
Aço-carbono no setor automobilístico
Continuar lendo
13 | 05 | 2022
Certificados de Qualidade da Nardi
Continuar lendo
19 | 04 | 2022
Quem é a Nardi?
Continuar lendo